Com a mudança brusca de rotina, é normal as novas mamães sentirem-se cansadas. A constante preocupação com o bebê pode gerar noites mal dormidas e falta de tempo para si no dia a dia. Somando ainda as alterações no corpo, temos uma mistura que pode abalar a auto-estima de qualquer uma! É importante lembrar que essas mudanças fazem parte, mas não precisam ser tão desgastantes. Temos algumas dicas que podem ajudar na rotina atribulada, confira:

Não é o momento para pensar nos quilos extras
Por mais que o ganho de peso possa incomodar, ele está aí por um bom motivo! Durante a lactação, há um grande gasto de energia para a produção de leite. E o corpo, sabiamente, acumula essa energia previamente na gestação, por meio do acúmulo de gordura localizada, principalmente na região dos quadris e coxas. Fique calma, pois esses quilos tendem a desaparecer naturalmente! Uma dieta restritiva, nesse momento, pode prejudicar a produção de leite e o desenvolvimento do seu bebê. Diversifique nas escolhas, e consuma boas fontes de proteínas como carnes, produtos lácteos, ovos e proteína de soja; grãos integrais, frutas, verduras e oleaginosas. Dessa forma você vai conseguir controlar a fome e manter o corpo saudável e nutrido. E sabe aquela história que você tem que comer por dois? Não é exatamente assim que funciona! É importante manter uma alimentação equilibrada durante o dia, assim é possível evitar aqueles momentos de cansaço em que recorremos a um docinho como forma rápida de ter energia.

Quando tiver pique para cozinhar, faça a mais
Não é todo dia que é possível cozinhar, então aproveite as oportunidades para fazer algumas porções extras e congele! Dessa forma, haverá comida rápida a qualquer momento. Outra dica é investir em preparações práticas, como os assados. Deixe sua carne marinando de um dia para o outro com legumes e vegetais da sua preferência, basta colocar no forno e terá uma refeição deliciosamente fácil.

Tenha opções práticas e saudáveis em casa
Vegetais e frutas congelados; alimentos enlatados como atum, sardinha e grão de bico, são ótimos aliados nesse momento. É importante manter opções práticas e saudáveis disponíveis para lanches rápidos e equilibrados, castanhas e barrinhas de proteína também podem fazer parte da lista.

 

Quer conferir mais sobre alimentação saudável? Aproveite e baixe grátis nosso eBook: