Todos somos motivados por fatores diferentes. Conforme você se torna mais saudável e melhor condicionado, é natural que queira anunciar aos quatro ventos e fazer as pessoas mais próximas e queridas experimentarem os mesmos sentimentos positivos.

Na minha experiência, se você realmente quiser ajudar as pessoas na sua vida a adotarem hábitos mais saudáveis, deve manter seus pensamentos e opiniões muito positivas e estimuladoras.
Ninguém gosta de ouvir que seu estilo de vida atual é ruim. As pessoas ficam chateadas e desestimuladas, e isso pode até acabar com uma boa amizade.

Se você adora o seu novo estilo de vida, tenha paciência porque os seus amigos e família vão perguntar qual o seu segredo quando estiverem prontos!
Quando você quiser convencer um amigo a ser o seu parceiro de ginástica, faça de maneira suave. Estimule sua família e amigos usando táticas positivas e divertidas para ajudar a convencê-los a atingir mudanças de saúde de longo prazo em seu próprio ritmo.
O velho ditado “você pode levar um cavalo à água, mas não pode fazê-lo beber” vem à mente. Minha citação de destaque para você é “se você continuar a liderar por exemplo, os seus entes queridos vão se juntar a você em algum momento.”

 

O fator tempo é fundamental

Logo depois da atividade física é o momento perfeito para dizer a um amigo como você está se sentindo ótimo. É o momento em que você estará mais entusiasmado e energizado sobre a atividade que acabou de desempenhar.
O aumento de energia que você sente, logo após uma boa sessão de exercício físico, é muito natural, portanto eles vão ouvir e sentir a energia positiva sendo irradiada de você e vão se sentir animados pelo seu entusiasmo.

O exercício físico pode ser terapêutico

Todos nós temos dias ruins, e ser o amigo que está tentando fazer alguém se sentir melhor é recompensador. E ter um parceiro de ginástica não necessariamente significa que você precisa se limitar a uma academia.

Além disso, a atividade física promove a liberação de hormônios naturais, que dão uma sensação corporal boa.

 

Voltem juntos ao rumo certo

Se você e seus amigos foram a uma festa e exageraram um pouco, você pode sugerir continuar a festa na manhã seguinte fazendo atividade física e/ou um café da manhã saudável para voltar a seguir o rumo certo novamente.

Forneça motivação

Muitas vezes, incentivamos com prazer um amigo a fazer atividade física, porém não mantemos o mesmo ímpeto para nós mesmos.
Quando sentir que é preciso um parceiro de ginástica para manter o rumo certo, chame um amigo inativo para te acompanhar. É uma combinação perfeita, pois você ajudará seu amigo a começar uma atividade física e a si mesmo a continuar o treino.
Se o seu colega não quiser participar, ele pode apenas apoiar. Isso vai motivá-lo a entrar em ação, além de melhorar seus próprios hábitos.

Compartilhe suas mudanças de estilo de vida

Quando você começa a viver uma vida saudável e ativa, seus amigos podem estranhar as mudanças que você está fazendo. Especialmente se você não dá uma oportunidade para eles entenderem porque você está fazendo coisas novas. Faça um esforço para convidar um parceiro de ginástica de vez em quando, para que ele se junte a você sempre que possível.

A moda do condicionamento físico

Não tem nada melhor do que roupas de ginástica maravilhosas! Uma das melhores formas de inspirar um amigo a se exercitar é levá-lo para comprar roupas de ginástica e tênis. Quando eles acharem a roupa perfeita, vão precisar de uma boa desculpa para vesti-la.
Nesse momento, você deve estar armado e pronto com sugestões de uma ótima aula ou caminhada que eles podem experimentar com você!

Este material de treinamento tem como objetivo auxiliar sobre questões básicas de nutrição e estimular à conscientização e mudança de hábitos para uma vida mais saudável e não substitui uma consulta médica ou de um nutricionista. Apoiamos e recomendamos que antes de iniciar uma dieta alimentar, você consulte um médico ou nutricionista, e um profissional de educação física antes de iniciar um programa de exercícios.

Por Samantha Clayton, AFAA, ISSA, Samantha Clayton,
Diretora Global de Treinamento em Atividade Física