Marketing multinível, também conhecido como marketing de rede é um modelo de negócios que surgiu nos Estados Unidos em 1903. O primeiro indício de uma empresa que aderiu a modalidade na distribuição de seus produtos foi o da Watkins Brothers. A ideia da marca era permitir que seus distribuidores fossem além de “comprar no atacado e distribuir no varejo”, a Watkins consentiu que eles levassem a oportunidade de comercialização de seus produtos a outros distribuidores.  

No Brasil a modalidade está em ascensão. Isso acontece devido às características do negócio: flexibilidade de horário, baixo investimento, além de resultados rápidos. Dados já registram 4,6 milhões de empreendedores desse tipo no país. Diante da crise e, consequentemente queda nas vendas, o especialista em marketing do Sebrae-MG Fábio Bastos Pretuceli diz que o modelo multinível é uma ótima oportunidade para vencer a recessão. “Cerca de 54% das pessoas que aderem a uma empresa que utiliza o MMNl não têm uma atividade formal, ou outra fonte de renda”, afirma.  

É diferente de pirâmide  

É importante ressaltar que MMN é diferente de sistema de pirâmide, já que muitos confundem. “São muito diferentes. No multinível, o foco é a venda de produtos. As empresas ganham dinheiro vendendo produtos e são reconhecidas pelo mercado. Hoje em dia até a Nestlè usa marketing multinível. Avon, Natura e Jequiti são outros exemplos. Já na pirâmide, o foco é na adesão de um número cada vez maior de pessoas. E normalmente, a pessoa que vai aderir precisa fazer uma compra muito grande, um investimento grande para entrar”, relata Pretuceli.  

Principais vantagens do marketing multinível  

Potencial de renda –  Não existe um limite para a quantidade de dinheiro que poderá renderr. Em um negócio de marketing multimídia cabe a você decidir o quanto quer ganhar. E diferente do ambiente corporativo, você não ficará retido. Empresas adeptas do estilo realmente incentivam o aumento de produtividade e criação de riquezas.

Local de trabalho e horário – Flexibilidade é a palavra certa para definir. Você poderá escolher onde e como preencher seu tempo de trabalho. Seu desenvolvimento e produtividade dependerão apenas de você mesmo.  

Está mais que comprovado, o mercado de marketing multinível é um excelente caminho para a liberdade financeira, desenvolvimento e crescimento pessoal, além de reconhecimento no mercado. E você, já está pensando num produto viável para começar o seu negócio? Se já, separamos algumas questões que devem ser levadas em conta antes de escolher uma empresa de MMN, confira.

  • A empresa tem um plano de bonificação coerente?
  • Existe demanda pelo produto ou serviço oferecido pela empresa, ou é apenas promessa de ganhos financeiros?
  • O plano de carreira da empresa é compensador?
  • A empresa oferece treinamento e desenvolvimento pessoal?
  • Existem margens de lucros suficientes para a empresa ganhar dinheiro e ainda pagar a rede?
  • E, claro, é mesmo MMN ou apenas uma pirâmide financeira?
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