A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que estamos ingerindo mais calorias do que gastamos e, em consequência, estamos engordando.

A tendência vem crescendo em todo o mundo e o Brasil não fica de fora.

Você sabia que um quilograma de peso representa aproximadamente 8 mil calorias?
Pois é! Quando você engorda um quilo, isso acontece ou porque você consumiu 8 mil calorias além das suas necessidades ou porque deixou de queimá-las. E o que fazer para consumir menos calorias e gastar mais?

Todos nós procuramos uma forma de manter um peso saudável. Mas, para que isso aconteça, temos de adotar algumas atitudes, evitando tropeços ao longo do caminho. As regras devem valer para toda a família. Porém, evite proibições e nunca vá a extremos.

Lembre-se: não existem alimentos bons ou ruins, todos os alimentos podem ser consumidos de forma equilibrada.

A comida deve ser colorida e apetitosa. Não faça propaganda negativa — basta falar dos alimentos saudáveis. Não pense em dieta, mas sim em um novo padrão alimentar para toda a família. Algo que todos vocês vão praticar para sempre, de forma natural.
O peso saudável nos leva a ter uma postura positiva em relação a nós mesmos e em relação aos outros. A autoestima se eleva porque nos sentimos bem com a nossa autoimagem. A disposição para executar atividades físicas também melhora. E esses pontos positivos se refletem tanto em nossos relacionamentos pessoais quanto nos profissionais.

O que fazer para ser um modelo de estilo de vida saudável?

• Seja o exemplo do seu discurso. A realidade vale mais do que mil palavras. As pessoas aprendem por observação, seja você um modelo de vida saudável.

• Deixe as guloseimas para ocasiões especiais. E quando quiser saborear um alimento calórico, relaxe e aprecie o alimento. Não se culpe!

• Respeite o compromisso com sua saúde.  Abra um espaço em sua agenda para, pelo menos, 3 vezes por semana praticar uma atividade física. Seja fiel a você mesmo!

• Tenha sempre alimentos saudáveis por perto. Frutas, barras de proteína e um squeeze com a sua bebida preferida, de poucas calorias.

• Seja mais ativo! Lembre-se: atividades físicas ao ar livre ou em grupo tendem a ser mais gratificantes.

• Esta é a hora de você ter uma bicicleta. Escolha um modelo bacana e faça programas de bike com os amigos e a família.

 

Por Dr. Nataniel Viuniski – Médico Nutrólogo, especializado em Obesidade.