Todas as refeições são importantes para a nossa saúde, mas o café da manhã merece um destaque especial.

Infelizmente ainda existem muitas pessoas que acreditam que omitir o café da manhã ajuda a reduzir peso. Esse é um dos erros alimentares mais frequentes no nosso meio. Quando alguém come alguma coisa por volta das 22 horas e fica sem se alimentar até o final da manhã do dia seguinte, passa cerca de 14 horas em jejum. Ao se alimentar novamente, no almoço por exemplo, seu organismo estará tão carente de nutrientes e energia que vai ficar muito difícil controlar a quantidade de comida a ser ingerida.

Esse comportamento, conhecido como compulsão alimentar, é muito frequente naqueles que pulam alguma refeição. Quando tomamos um café da manhã saudável, com alimentos ricos em proteínas, fibras, vitaminas, cálcio e o ferro, sinalizamos para os centros hipotalâmicos, que controlam nosso metabolismo, que dispomos de ” nutrientes em quantidade suficiente para passar o dia e nosso gasto de energia ficará normal.

Quando não fazemos o desjejum, sinalizamos para esses centros que regulam o metabolismo que estamos em uma situação de carência de nutrientes, e o organismo diminuirá as taxas metabólicas para se proteger. Assim, vamos poupar energia e quando voltarmos a comer, a tendência é acumular tecido gorduroso como forma de reserva. Segundo várias pesquisas, essas são algumas das razões que explicam por que pessoas que tomam um bom café da manhã têm um maior controle de peso do que aquelas que ficam a manhã toda sem se alimentar.

Nosso cérebro utiliza basicamente glicose como combustível para ter um bom funcionamento e desempenho. Pessoas que ficam mais de 12 horas em jejum têm pior desempenho mental quando comparadas com outras que tomaram um café da manhã saudável. Além disso, elas terão que mobilizar as suas reservas de gordura e de proteína para serem transformadas em glicose, desencadeando a produção de substâncias tóxicas para o organismo e principalmente para o cérebro como radicais livres, ureia e amônia. Já foi comprovado que tomar um café da manhã saudável melhora a concentração, a capacidade de resolver problemas, a memória, o humor e a capacidade mental como um todo. Isso já é uma vantagem enorme nessa sociedade competitiva em que vivemos. Mas, por falar em rotina agitada, a falta de tempo para fazer um desjejum completo e equilibrado é a principal desculpa que ouvimos daqueles que pulam essa refeição. Para quem tem muita pressa de manhã cedo ou simplesmente não adquiriu o hábito de fazer uma boa refeição matinal, existem muitos alimentos saudáveis, de rápido preparo ou fáceis de serem levados a qualquer lugar.

Eis algumas sugestões: frutas, barras de cereais ou de proteína, sucos, cereais matinais, leite desnatado, queijo branco, ovo cozido ou então um copo do seu Shake Herbalife favorito. Seja qual for a sua escolha, comece o dia de bem com a vida e coma alguma coisa! Em pouco tempo notará seu desempenho físico e mental cada vez melhor. Assim você passará a ser mais um defensor entusiasmado do café da manhã saudável. Saúde e sucesso para todos.

Atenção: Este material de treinamento tem como objetivo auxiliar sobre questões básicas de nutrição e estimular à conscientização e mudança de hábitos para uma vida mais saudável e não substitui uma consulta médica ou de um nutricionista. Nós recomendamos que antes de iniciar uma dieta alimentar, se consulte um médico ou nutricionista e um profissional de educação física antes de iniciar um programa de exercícios. 

Por Dr. Nataniel Viuniski – Médico Nutrólogo, especializado em  Obesidade.